PEC do fim da reeleição será apresentada no Senado, diz relator

Relator das alterações no Código Eleitoral, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) anunciou que irá apresentar três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a reeleição de presidente, governadores e prefeitos. E todas as PECs, de acordo com ele, estabelecem mandatos de cinco anos.

As diferenças entre as três propostas, frisou o relator, é quanto à possibilidade ou não da coincidência das eleições no país. Na próxima semana, o senador deverá entregar o relatório com o conjunto de alterações à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


À Agência Senado, Castro disse que há uma tendência no Parlamento pelo fim da reeleição, contudo, há divergências sobre coincidências de datas dos pleitos. As PEC serão apresentadas simultaneamente, segundo ele, para ver qual terá maior aceitação, no caso com e sem coincidência das eleições. No caso do pleito municipal de 2024, o prefeito eleito terá direito, ainda, de concorrer a um segundo mandato.

“Percebi até agora que há um sentimento majoritário, que o instituto da reeleição (para cargos majoritários) é uma coisa que a maioria dos senadores entende que não é benéfico ao regime democrático. Sinto que há um consenso maior entre o fim da reeleição, com mandato de 5 anos e um consenso menor entre a coincidência das eleições”, afirmou Castro.


Filiação de Decimo no PSDB 

O PSDB planeja um ato com bastante visibilidade para a filiação do vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), pré-candidato do governo Jorge Pozzobom (PSDB) à prefeitura. A ideia é reunir lideranças do partido, como a atual presidente estadual da sigla, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e, quem sabe, até o governador Eduardo Leite (PSDB). Há possibilidade de o ingresso de Decimo ao ninho tucano ocorrer em um evento do PSDB Mulher.
Decimo só confirmou a filiação para este mês.


Janela abre boataria no PSB

Com a proximidade da janela partidária, a boataria atinge o PSB, que tem dois parlamentares na Câmara: Danclar Rossato e Paulo Ricardo Pedroso. E foi alimentada pelo colega Tony Oliveira (Podemos), que disse, na Tribuna, que Danclar seria “futuro” vereador do seu partido.
Danclar ficará na sigla, e a declaração de Tony foi “uma brincadeira”, segundo a assessoria do socialista. Presidente do PSB, Celso Carvalho confirmou que, além de Danclar, Paulo Ricardo permanecerá no partido, bem como o ex-vereador Alemão do Gás, que, recentemente, retornou ao PSB. E todos concorrerão em 2024.


Esquerda e centro-esquerda juntas

Foto: Reprodução (Redes Sociais)

Deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Valdeci Oliveira (PT) publicou um registro em sua rede social do encontro com os vereadores Lucia Duartes (PDT), Tia da Moto, e Paulo Ricardo Pedroso (PSB) na festa de dois anos da revista Persona, ocorrida na noite de quinta-feira.

Apesar da afinidade ideológica, o trio não deve estar no mesmo palanque, pelo menos no 1º turno do pleito municipal. O partido da Tia da Moto tem como pré-candidato a prefeito o ex-reitor da UFSM Paulo Burmann. Já Paulo Ricardo colocou seu nome à disposição para concorrer ao Executivo, mas poderá ser vice do próprio PDT. E Valdeci já tem pré-candidato a vice: o ex-prefeito José Farret (União Brasil).

Os três políticos e pré-candidatos juntos, por enquanto, só mesmo na confraternização da Persona.


 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Sindicato Médico do RS fará debates com candidatos a prefeito nas maiores cidades do Estado Anterior

Sindicato Médico do RS fará debates com candidatos a prefeito nas maiores cidades do Estado

Comissão para acompanhar trabalho da Corsa/Aegea; e vereador Tony tenta atrair colegas para o Podemos Próximo

Comissão para acompanhar trabalho da Corsa/Aegea; e vereador Tony tenta atrair colegas para o Podemos

Jaqueline Silveira